domingo, 17 de julho de 2011

A fábula do beija-flor

     Era uma vez um Beija-Flor que fugia de um incêndio juntamente com todos os animais da floresta. Só que o Beija-Flor fazia uma coisa diferente: apanhava gotas de água de um lago e atirava-as para o fogo. O elefante, intrigado, perguntou: – “Ô bichinho, achas que vais apagar o incêndio sozinho com estas gotas?” – “Sozinho, sei que não vou”, respondeu o Beija-Flor, “mas estou fazendo a minha parte”.




Esta fábula utiliza de duas características interessantes que fazem reforçar o contexto: o beija-flor por possuir um tamanho e capacidade pequena de coleta d'agua - comparando o bico do pássaro com a tromba do elefante inferior. O que tornaria o elefante o animal mais ideal para desempenhar tal função, mas o mesmo não o fez, de acordo com a fábula. Quantas histórias como estas conhecemos em nosso dia-a-dia e em outros contextos?




Conclusões


Vivamos com a intenção de não somente melhorar a nós mesmos na escala evolucional, mas tornar um mundo mais digno e habitável.
Basta que um pequeno percentual da população tenha um determinado comportamento para que este mesmo seja aceito pela sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário